PROJETO PREVÊ ÁREA PARA RECEBER MOTORHOMES

Criar uma área com toda a estrutura necessária para receber visitantes adeptos do caravanismo é um dos projetos encampados pela secretaria de turismo e cultura e cujas tratativas já estão em andamento. Caravanismo é a prática de viajar e se hospedar utilizando veículos adaptados como motorhomes, trailers, campers ou vans, que funcionam como uma espécie de casa sobre rodas.

Publicado: 02/06/2025 09:55:49
Compartilhe:

Criar uma área com toda a estrutura necessária para receber visitantes adeptos do caravanismo é um dos projetos encampados pela secretaria de turismo e cultura e cujas tratativas já estão em andamento. Caravanismo é a prática de viajar e se hospedar utilizando veículos adaptados como motorhomes, trailers, campers ou vans, que funcionam como uma espécie de casa sobre rodas.
Para discutir o projeto, o vice-prefeito Rafael Balestrin recebeu na quinta-feira (30) um grupo de videirenses adeptos ao caravanismo. Participaram do encontro André Pasqual, Edinei Beins e Valmir Fiorelli. Por parte da Administração Municipal, participaram também da conversa os secretários Yuri Hentz – turismo e cultura, e Luiz Fernando Gardini – planejamento e projetos.
De acordo com secretário de turismo e cultura a intenção da Administração Municipal é alocar um espaço adequado para a estruturação de um receptivo para os viajantes. “O projeto estudado visa dotar essa área de um estacionamento seguro, pontos de água potável, tomadas de energia elétrica, descarte de águas servidas e resíduos sólidos, Wi-Fi, sinalização turística, dentre outros serviços”, explica Hentz.
Já o vice-prefeito, Rafael Balestrin, ressalta que a criação de áreas estruturadas para essa prática é cada vez mais importante para as cidades, especialmente diante do crescimento desse estilo de viagem. Essas áreas — conhecidas como estacionamentos para motorhomes, ou áreas de apoio a caravanistas — trazem benefícios tanto para os viajantes quanto para o município. “Viajantes em motorhomes, mesmo que não se hospedem em hotéis, movimentam o comércio, como supermercados, postos de gasolina, restaurantes, farmácias e feiras”.